Grandes Projetos

Anuncie

Engenharia

Voltar

Saturnino de Brito e os canais de Santos

Imagem Saturnino de Brito e os canais de Santos


No final do século XIX, Santos era uma cidade doente: epidemias, endemias e todo o vocabulário relativo a doenças contagiosas tinha vez nesta terra, por conta dos mosquitos que proliferavam nos extensos pântanos onde hoje fica a Zona Leste (Campo Grande, Macuco, Ponta da Praia, por exemplo) e se encarregavam de transmitir doenças trazidas pelos tripulantes dos inúmeros navios que aportavam no ainda não construído cais santista.

Sujeira, lixo, fezes de animais, cocheiras infectas, o clima quente e úmido, contribuíam para a insalubridade da região e para que, a cada instante, uma doença transmissível matasse até metade da população, ou afugentasse todos os que tivessem a oportunidade de sair dessa urbe. O Centro deixava de ser a zona de luxo, surgindo a tendência do deslocamento populacional para a Vila Nova e logo depois, para as praias, onde o clima era melhor.

Foi nessa época que começaram a ser delineados os projetos urbanísticos de Santos, destacando-se então o trabalho do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito. Mas, havia muitos interesses políticos e econômicos, o que gerou um célebre embate entre esse engenheiro e a Câmara Municipal, do qual dependia todo o futuro planejamento da Cidade. Saturnino venceu, mas não totalmente.

Fonte: Novo Milênio

Veja mais detalhes sobre a grande obra de Saturnino
 



  • Legenda: Atual Rua Campos Salles, onde por baixo passa um canal José Marques Pereira (1907)
  • Legenda: Inauguração do canal, rua Rangel Pestana. José Marques Pereira (1907)
  • Legenda: Rua Rangel Pestana. José Marques Pereira (1907)
  • Legenda: Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6). Autor desconhecido (década de 1940)
  • Legenda: Canal 3 concluído em 1923, Sentido centro - praia, no cruzamento com a Av. Francisco Glicério. Autor desconhecido (década de 1940)
  • Legenda: Bacia do Macuco – Canal 4. Autor desconhecido (década de 1940)
  • Legenda: Canal 4, na altura da Rua Bolívar Autor desconhecido (década de 1940)
  • Legenda: Encontro dos canais 1 e 2, mostrando o alargamento da Avenida Pinheiro Machado e a construção da Praça Dutra Vaz, na década de 1940.