Notícias

Coworking

Eventos

Voltar

AEAS recebe evento para discutir a 'Nova Ponta da Praia'

Imagem AEAS recebe evento para discutir a

Cumprindo com a sua responsabilidade de fomentar e discutir sobre os problemas da Cidade e suas soluções viáveis, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) promove, em parceria com a Prefeitura de Santos, a apresentação e discussão do Projeto 'Nova Pontra da Praia' no dia 26 de fevereiro de 2019, às 19h30, no auditório da AEAS.

As adesões já podem ser feitas pelo e-mail aeas@aeas.com.br ou pelo telefone (13) 3288-1110 e (13) 3288-2517.

Nos próximos dias divulgaremos a programação completa do evento.

Entenda o projeto

O projeto Nova Ponta da Praia representa a maior parceria entre o poder público e o setor privado da história de Santos. Graças a mudanças inovadoras na Lei de Uso e Ocupação do Solo, ocorridas em 2018, um novo tipo de compensação garantiu ao Município a possibilidade de receber investimentos e obras em troca da autorização para alteração do uso de terrenos em áreas com restrições de atividades.

Até então, a permissão para empreendimentos em determinadas áreas era concedida somente diante do repasse de valores ao Município, que ficava na dependência de processos burocráticos para a realização de melhorias à Cidade. A partir da mudança na legislação, proposta pela Prefeitura e aprovada pela Câmara Municipal em julho do ano passado, foi possibilitado que a iniciativa privada executasse as obras determinadas pela Administração Municipal em processos que atendem de forma muito mais ágil às necessidades da população.

Para estimular a adesão de empresários, foram concedidos incentivos que recompensam a antecipação dos empreendimentos, de forma a contemplar mais rapidamente os projetos urbanísticos de Santos, gerando empregos e desenvolvimento.

Um grupo empresarial proprietário de um conjunto de terrenos atrás dos clubes Saldanha, Vasco da Gama e Regatas, manifestou ao Município o interesse de construir um empreendimento imobiliário no local. As atividades permitidas para o local, sem as devidas contrapartidas, são apenas as ligadas aos clubes e turismo. O mesmo grupo empresarial também solicitou autorização para alterar o uso do terreno do atual centro de convenções.

Como compensação pela mudança de uso das duas áreas, foi exigido ao grupo empresarial um grande conjunto de investimentos, com obras viárias, melhorias urbanísticas e novos equipamentos públicos. Serão construidos um centro de convenções moderno e amplo e um novo Mercado de Peixes, em um ambiente climatizado, com mezanino, estacionamento, 20 boxes e toda estrutura para que os permissionários possam oferecer o melhor para o santista.

Além disso, o viário no entorno das balsas será reformulado, facilitando e melhorando a fluidez de quem chega ou vai para o Guarujá. Também serão reformados e modernizados o Deck do Pescador e a Ponte Edgar Perdigão. Serão reformulados 2,5 quilômetros de vias, valorizando o espaço para ciclistas, que passarão a circular na calçada da praia. Espaços para contemplar a natureza ou acompanhar a passagem de navios não faltarão. Rampas náuticas também irão garantir mais facilidade para quem pratica canoa havaiana. População do bairro está sendo ouvida e aprovou a iniciativa, que, além de garantir a geração de empregos, irá valorizar os imóveis do bairro. No meio do ano que vem, tudo isso já será realidade e a Ponta da Praia terá ainda mais atrativos para quem não abre mão de ir à pontinha de nossa cidade.