Notícias

Anuncie

Geral

Voltar04/05/2019

Cerimônia de abertura do JSPH conta com a presença de autoridades do setor

Imagem Cerimônia de abertura do JSPH conta com a presença de autoridades do setor

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos recebeu, nesta sexta-feira (dia 03/05), a abertura da Jornada Santista do Patrimônio Histórico (J.S.P.H.), evento gratuito e aberto ao público, com o objetivo de ampliar e qualificar a discussão sobre a preservação do Patrimônio Histórico. Estiveram presentes autoridades e profissionais do setor, com destaque para a representante do CAU SP, a arquiteta Maria Rita Amoroso e do subgerente do escritório do CAU SP da região de Santos, arquiteto Daniel Passos Proença, que também representou o presidente da AEAS. 

A programação do evento prevê a realização de mesas redondas de 6 a 9 de maio nas quatro faculdades de Arquitetura e Urbanismo da cidade de Santos: Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Universidade Paulista - UNIP, Universidade Santa Cecília - UNISANTA e Centro Universitário São Judas - Campus UNIMONTE, contando com o apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP, do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo - IAB/SP e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo - SASP.  

Além das mesas redondas sobre temas específicos, com a participação da comunidade acadêmica, de profissionais da área e de representantes de entidades e do Poder Público, também estão previstas visitas monitoradas, oficinas e a exposição de Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Pós-Graduação em Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico, com o apoio da Secretaria de Turismo de Santos. O encerramento ocorre no dia 10 de maio (sexta-feira), no Teatro Guarany. 

Além de estimular uma discussão ampla sobre as políticas públicas de preservação, restauração e revitalização de edifícios e áreas urbanas de interesse histórico e cultural, a Jornada Santista do Patrimônio Histórico 2019 busca divulgar a produção acadêmica, trazendo uma reflexão sobre as possiblidades de recuperação e requalificação do Patrimônio Santista.

Comissão Organizadora da Jornada Santista do Patrimônio Histórico
Arq. Drª. Clarissa Duarte de Castro Souza 
Arq. Ms. Daniela Colin Lima
Arq. Ms. Edson Luís da Costa Sampaio
Arq. Ms. Jaqueline Fernández Alves
Arq. Ms. Jean Pierre de Moraes Crété

Programação (sujeita a alterações):
Dia 06 de maio (segunda-feira) 
Habitação e Patrimônio Histórico
Universidade Católica de Santos – UNISANTOS 
Dia 07 de maio (terça-feira) 
O Papel dos Órgãos de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural
Universidade Paulista – UNIP 
Dia 08 de maio (quarta-feira) 
Legislação e Políticas Públicas para o Patrimônio Histórico
Universidade Santa Cecília – UNISANTA 
Dia 09 de maio (quarta-feira) 
Conjuntos Históricos e sua Preservação
Centro Universitário São Judas – Campus UNIMONTE
Dia 10 de maio (sexta-feira) – Mesa de Encerramento
Teatro Guarany - Secretaria de Turismo de Santos – SETUR

Confira a íntegra do discurso do arquiteto Daniel Passos Proença:
"Estamos muito lisongiados em receber na nossa entidade, casa dos Engenheiros e Arquitetos, a presença de todos que aqui se encontram, para darmos início pelo segundo ano consecutivo, em nossa  cidade de Santos, representando o Litoral Paulista, a abertura de mais uma rodada de discussões acadêmica e profissional sobre *Preservação do Patrimônio Histórico. Gostariamos antes de mais nada, parabenizar a Organização formada pela Comissão de Membros da Sociedade Civil Organizada com apoio dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da cidade (Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte, Unip, Unisanta e Unisantos). É com muita hora que aqui protagonizamos a instalação da Segunda Jornada Santista do Patrimônio Histórico 2019. Ela que, em sua programação, já abriu as portas para a população no Museu Pelé, desde a última terça, dia 30 de abril, com a Exposição dos Trabalhos Acadêmicos sobre Preservação, permanecendo aberta até o dia 09 de maio e irá  finalizar com a Mesa de encerramento no Teatro Guarany no dia 10 de maio, tem como objetivo estimular a discussão sobre Preservação, Restauração e Revitalização de Edifícios e Áreas Urbanas de Interesse Histórico e Cultural.

Visando difundir o conhecimento em relação ao Patrimônio, não só no meio acadêmico e profissional, mas, também, entre a comunidade, a discussão sobre a Preservação, certamente contribuirá cada vez mais para qualificar o tema tão importante advindo de todo o acervo edificado de nossa cidade e região  e ampliar a sintonia com as novas realidades e legislações em vigência. A nossa casa, que é de todos vocês, estará sempre aberta para expandir todas essas discussoes que serão tratadas em cada fórum nas nossas universidades durante toda a próxima semana. Sejam bem vindos e desejamos profícuos resultados aos trabalhos realizados. Muito obrigado".

Confira algumas fotos - http://twixar.me/swCK