Notícias

Alfa Engenharia

Eventos

Voltar

Cerimônia para homenagear família Saturnino de Brito

Imagem Cerimônia para homenagear família Saturnino de Brito

No dia 14 de julho, na Casa do Trem Bélico, entre 15 e 18 horas, o Instituto Histórico e Geográfico de Santos e Associação dos Combatentes de 1932 de Santos, com o apoio da Secretaria de Cultura de Santos, farão uma cerimônia de homenagem a Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, encerramento do Sesquicentenário, e Augusto Saturnino de Brito, um dos heróis santistas da Revolução de 1932. A Casa do Trem Bélico fica na Rua Tiro Onze, nº 11, Centro Histórico. Ele era filho do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito (1864-1929).
 

Biografia
Nascido em 1905, em Santos, Augusto Saturnino de Brito aderiu à Revolução Constitucionalista em 1932, incorporado ao 6º Regimento de Infantaria do Exército como cabo. Foi morto após 37 dias de campanha, com apenas 27 anos de idade, em 6 de setembro de 1932, no front da região da Silveiras, atingido por um tiro na cabeça e no peito. Augusto era filho do sanitarista brasileiro Saturnino de Brito (1864-1929). Cursou três escolas de agronomia, formando-se com louvor em todas, porque era encantado pela agricultura. 

Pioneiro nos projetos de abastecimento de água e saneamento no País, Saturnino de Brito foi responsável por ter projetado os canais de Santos, livrando a cidade com essa obra de epidemias que matava milhares de pessoas. Deixou vasta obra, compilada em 23 volumes, e seus processos técnicos de saneamento foram adotados na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos. È conhecido como Patrono da Engenharia Sanitária Brasileira.