Notícias

Alfa Engenharia

Geral

Voltar10/04/2018

Diretor da AEAS palestra em Seminário Internacional sobre o Trabalho Portuário

Imagem Diretor da AEAS palestra em Seminário Internacional sobre o Trabalho Portuário

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), do Ministério do Trabalho, e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo promovem de 11 a 14 de abril o 'Seminário Internacional de Trabalho Portuário e Sindicalismo nos Portos em Tempos de Crise', realizado no Auditório do Sindicato dos Petroleiros - Litoral (SINDIPETRO), na Av. Conselheiro Nébias, 248.

No dia 12 de abril (quinta-feira), às 14h, o engenheiro de segurança do trabalho, mecânico, civil, professor universitário e diretor técnico-cultural e da inovação da AEAS, Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, participará do debate sobre 'Pesquisas sobre o Trabalho Portuário desenvolvidas no âmbito das Universidades'.

Na ocasião, Pasqualeto falará sobre pesquisa em sua tese de doutorado sobre 'Automação Portuária e sua relação com a Segurança do Trabalho'. A produção acadêmica teve o objetivo de contribuir ao estudo da automação portuária e sua influência na evolução dos acidentes do trabalho. Para isso, foi feita análise que relaciona ocorrências aos processos de movimentação em porto das principais modalidades de cargas: granéis sólidos, granéis sólidos, contêineres e carga geral, apresentados na proposta Metodologia de Uso da Automação para a Redução de Acidentes Portuários (METARAP).

Para quantificar e permitir a discussão sustentada, utilizou-se dados de atividades dos Trabalhadores Portuários Avulsos no Portos de Santos (TPAs), no período 2009-2014, no qual foram aplicados mais de 30 milhões de horas de trabalho.

Pelo conhecimento dos acidentes ocorridos, constatou-se redução de 53,97% na taxa de frequência e de 39,45% na taxa de gravidade, calculados por milhão de horas de exposição ao risco. São fatores referenciais da efetividade das ações desenvolvidas nesse sítio. 

Toda a programação do 'Seminário Internacional de Trabalho Portuário e Sindicalismo nos Portos em Tempos de Crise' pode ser vista aqui: https://goo.gl/iF4Urq