Notícias

alpha

Geral

Voltar16/11/2019

Sun Mobi inicia obras de usina solar em Porto Feliz (SP)

Imagem Sun Mobi inicia obras de usina solar em Porto Feliz (SP)

A Sun Mobi acaba de iniciar as obras da usina solar Wanda Maria Bueno, de 1 MWp, em Porto Feliz (SP). A usina deve entrar em operação em janeiro do próximo ano e a energia já pode ser contratada por qualquer consumidor da área de concessão da CPFL Piratininga, no interior e litoral do Estado de São Paulo, inclusive de Santos.

“Nosso modelo de negócios garante o acesso do consumidor à energia solar sem a necessidade de instalação de painéis fotovoltaicos no próprio telhado”, explica o sócio Guilherme Susteras, acrescentando que essa pode ser uma opção para consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou ainda que não tenham condições de fazer investimentos num sistema fotovoltaico. A entrega da energia é feita pela rede de distribuição. “O formato permite a democratização do acesso à energia solar”, completa Susteras.

A instalação da usina está sendo feita em etapas paralelas. A construção propriamente dita, que contempla ações como a montagem das estruturas metálicas, a instalação dos módulos fotovoltaicos e a conexão dos quadros elétricos, deve ser concluída no início de janeiro. As demais fases da obra incluem a construção da subestação, prevista para novembro, e a conexão da usina com a rede de distribuição, cujas obras já estão em andamento.

No total, a usina receberá investimentos de R$ 4 milhões, que devem ser financiados pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e por investidores-anjo. Do montante investido, cerca de 15% ficará na economia da região de Porto Feliz, por meio da contratação de serviços e equipamentos locais. A usina evitará a emissão de 3.300 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil.

Planos de expansão – Com a nova usina, a Sun Mobi atinge uma potência instalada de 1,4 MWp. A perspectiva é acelerar o crescimento da capacidade de geração nos próximos meses: a empresa pretende ampliar seu parque gerador para 60 MWp até o final de 2022, ultrapassando a marca de 6 mil clientes atendidos.

Primeira enertech do Brasil, a Sun Mobi também possibilita que seus clientes reduzam o uso de energia por meio de ações de eficiência energética. “Além de abrirmos a possibilidade de escolha de uma fonte de energia limpa e renovável, nossos clientes dispõem de um pacote de serviços exclusivos que incluem o acompanhamento ativo do consumo de energia e o estímulo à adoção de ações que evitam desperdícios”, explica o sócio Alexandre Bueno. “Inclusive já percebemos, na nossa base de clientes, que há oportunidades significativas de redução de consumo mudando hábitos simples e sem abrir mão do conforto”, afirma.

Sobre a Sun Mobi

Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. O sistema da Sun Mobi permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido. Mais informações em: www.sunmobi.com.br.